Guia de boas práticas na comunicação

O que você está buscando?

Fluxo de comunicação

Portanto, os emails que seu embaixador irá receber:

Paralelo a esses emails de COMUNICAÇÃO, você pode enviar também emails de AUTOMAÇÃO .

Que são os emails para incentivar seu embaixador a fazer mais indicações, e continuar trazendo mais leads para sua empresa

E-mail de boas-vindas
Boas práticas
  • Aqui seu cliente se tornou um embaixador da sua marca e
    começará a indicar sua empresa para os amigos. Você pode
    agradecer a inscrição do seu embaixador, já que ele se propôs a
    contar aos amigos e colegas de trabalho sobre a boa experiência
    que ele teve ao ser seu cliente.
  • Importante você já aproveitar este email para pedir indicação. 
  • Explique para o embaixador que ele poderá realizar novas
    indicações pela Landing Page ou pelo Painel do Embaixador. Não
    se esqueça de colocar as variáveis para facilitar o acesso dele a
    esses dois canais.
  • Reforce sobre a recompensa e o estimule dizendo que quanto
    mais ele indicar mais ele irá acumular recompensas. Explore
    sobre a transparência das indicações uma vez que seu
    embaixador terá um painel exclusivo para a acompanhar o
    andamento das indicações e das recompensas
Sugestão de copy
Mensagem de Compartilhamento
Boas práticas
  • Lembre-se que essa mensagem será enviada pelo embaixador diretamente para o indicado. Como o compartilhamento é realizado entre o embaixador e o amigo, tente realizar uma comunicação mais informal e sempre em primeira pessoa;
  • Esse é o momento em que você tem para convencer o lead
    indicado de que ele precisa dos seus serviços;
  • Explore os diferenciais da sua empresa;
  • Desperte o interesse do novo lead que está chegando por indicação. Desperte a curiosidade a fim de trazê-lo para o link da página de destino;
Sugestão de copy
Conversão confirmada
Boas práticas
  • É hora de incentivar seu embaixador a trazer novas indicações. Esse é o WOW Moment da campanha.
  • Aproveite também para esclarecer como a recompensa será entregue. Reforce as regras da campanha.
  • Se na sua campanha seu embaixador terá que solicitar o resgate, ensine-o como logar no Painel do Embaixador. (Utilize as variáveis para facilitar o acesso dele ao painel).
  • Peça novas indicações, esse é o ápice de um programa de indicações.
Sugestão de copy
Resgate da recompensa
Boas práticas
  • Além de trazer a boa noticia do pagamento realizado, aqui você pode enfatizar incentivar seu embaixador a trazer novas indicações.
  • Humanize o envio das comunicações assinando o email com o nome do responsável pelo programa de indicação + nome do departamento ou empresa.
  • Informe ao seu embaixador o canal que foi considerado para pagar a recompensa. Por exemplo:
    Se a recompensa for dinheiro, o avise se o pagamento foi realizado via PIX ou descontado na mensalidade
  • Sempre finalize os e-mails se disponibilizando a auxiliá-lo em casos de dúvidas.
Sugestão de copy
Automações
O que é?
A automação de e-mail é uma maneira de criar e-mails que alcançam as pessoas certas com a mensagem certa, no momento certo, sem ter de repetir o trabalho, enviando mensagens automatizadas utilizando a BuzzLead.


Essas automações são enviadas para os embaixadores que já se cadastraram no programa de indicação, seguindo alguns gatilhos. Vou te dar um exemplo para facilitar o entendimento: Suponha que um embaixador fique 7 dias sem fazer nenhuma indicação. Nesse caso, o BuzzLead fará uma verificação para identificar quais embaixadores estão nessa situação e enviará um e-mail automático.
Mas, porque devo configurar essas automações? Vou trazer algumas vantagens:
  • Personalização: As automações do BuzzLead permitem a personalização da comunicação com os embaixadores criando uma boa experiência e aumentando a probabilidade de engajamento.
  • Automação eficiente: Com a automação de emails, é possível criar sequências de mensagens que são acionadas automaticamente com base em gatilhos predefinidos, como Embaixador sem Indicar há 15
    dias. Embaixador Inativo, Embaixador após uma conversão.
  • Nutrição de leads: Os emails automatizados desempenham um papel crucial na nutrição de leads. Eles permitem acompanhar e educar os leads ao longo da jornada dos embaixadores dentro do programa de indicação.
  • Engajamento contínuo: Os emails automatizados permitem manter um engajamento contínuo com os clientes
Possibilidade de Fluxos
Boas práticas

Embaixador inativo:
Esse embaixador preencheu apenas a primeira etapa do formulário de indicação mas nunca chegou a realizar uma indicação

  • Aproveite para engajá-lo ensinando-o como indicar ou em quais canais enviar o link pessoal.
  • Aproveite para engajá-lo ensinando-o como indicar ou em quais canais enviar o link pessoal.
  • Cite canais onde ele pode compartilhar o link do programa de indicação, como Redes Sociais, Whatsapp, Telegram, Linkedin entre outros.

Embaixador sem compartilhamento de link ou embaixador sem indicar XX dias:

O embaixador chegou a realizar algumas indicações mas já está há algum tempo sem indicar

  • Incentive seu embaixador a trazer novas indicações.
    Destaque o passo a passo para acessar o Painel do
    Embaixador. Reforce a informação de que no Painel
    do Embaixador ele irá acompanhar o andamento de
    cada uma das indicações anteriormente realizadas.
    Além disso todas as recompensas geradas estarão
    exibidas nesse acesso exclusivo, pensado e criado
    especialmente para ele
  • Aqui também valerá a pena destacar a informação sobre a recompensa. É sempre bom o embaixador ter a percepção do que poderia estar ganhando se estivesse realizando novas indicações bem sucedidas para a sua empresa.
Divulgador
O que é?

Dentro do Buzzlead, temos uma estrutura que se chama Divulgador. O divulgador pode ser uma pessoa, pode ser um canal. Por exemplo, se vou fazer um post no Instagram, o meu divulgador é esse post. Se o meu vendedor enviar um script, o meu divulgador é o meu vendedor. O intuito do Divulgador é saber de onde estão vindo as indicações. Vamos conseguir analisar de onde estão vindo as indicações, qual canal respondeu melhor, por que esse canal respondeu melhor, se foi a comunicação utilizada..

Boas práticas
  • No primeiro momento, o máximo de informações que tiver, é melhor. Então quanto mais divulgadores forem cadastrados, maior o controle de como está a divulgação do programa.
  • É importante ter o controle de todos os divulgadores pois assim sabemos qual canal está tendo mais resultados
  • Não envie o “link cru” da Landing Page, principalmente nesse primeiro momento, porque perdemos esse rastreio e isso pode atrapalhar nossa análise estratégica do programa.
Landing Page
Boas práticas: LP de Indicação e Destino
  • Possuir a mesma identidade do site.

    É importante que a página tenha a mesma identidade visual da página do site, para manter a consistência e reforçar a imagem da marca. Isso
    transmite confiança e profissionalismo aos usuários e reforça a mensagem de que a indicação é uma extensão do próprio site. Além disso, a uniformidade visual contribui para a facilidade de navegação e
    entendimento da mensagem da página de indicação.

  • Uma boa copy

    É importante que o texto seja bastante claro e intuitivo para o leitor, pois ele precisa entender todas as informações do programa de indicação
  • Facilite para o usuário
    Deixe sempre o formulário de indicação na primeira seção da landing
    page, facilitando o campo de visão do embaixador.
  • Coleta de dados

    Preencher um formulário longo muitas vezes faz com que os usuários desistam de realizar a indicação ou se inscrever. Habilite campos essenciais e deixe que sua equipe de pré-venda colete os demais dados durante o contato ou que vocês peçam outros dados do embaixador quando precisar pagar a recompensa.
Boas práticas: LP do embaixador
  • Estrutura objetiva
    Construa uma landing page clara e objetiva, coloque a mecânica da
    campanha e a recompensa que o embaixador vai ganhar. O ideal é que
    essa explicação fique na primeira seção da landing page, juntamente com o formulário de indicação. Criando uma comunicação clara sobre a
    mecânica da campanha de indicação, deixando a recompensa que o
    embaixador irá ganhar acima, no topo da página.
  • Verifique se é a recompensa ideal
    Pode acontecer da recompensa não ser atrativa sob a ótica do
    embaixador, ou ele não entende o benefício ou não acha que a
    recompensa vale o esforço da indicação. Talvez seja interessante realizar uma pesquisa, o que será mais satisfatório? desconto, produto, brinde, frete grátis, dinheiro, prêmios…
  • Deixe claro o benefício que essa indicação terá
    Coloque as informações da mecânica da campanha e, caso
    tenha, o beneficio de fechar negócio com sua empresa. O ideal
    é que essa explicação fique na primeira seção da landing page,
    juntamente com o formulário de indicação.
    Dessa forma o embaixador além de saber a recompensa que irá
    ganhar, também vai ter a informação de qual beneficio seu
    amigo terá se fechar negocio através da sua indicação. Essa
    clareza é importante para que o embaixador tenha, caso seja
    interessante, mais influência na tomada de decisão do amigo/
    lead.
  • Descreva o perfil do lead indicado
 É muito importante que no momento da indicação o seu embaixador tenha as principais características do perfil ideal de cliente para a sua empresa. Quanto mais próximo desse perfil for a indicação, mais chances o embaixador tem de conquistar a recompensa. E com isso, mais envolvido ele estará em seu programa de indicação.
Boas práticas: LP destino/indicado
  • Coleta de dados

     

    Preencher um formulário longo muitas vezes faz com que o lead desista de realizar a indicação. Habilite campos essenciais e deixe que sua equipe de pré-venda colete os demais dados durante o contato.

  • Deixe claro o incentivo caso tenha
 
    Coloque apenas informações necessárias como a mecânica da campanha e, caso tenha, o beneficio de fechar negócio com sua empresa. O ideal é que essa explicação fique na primeira seção da landing page, juntamente com o formulário de indicação.

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