Conversão automática de contato por fluxo de trabalho
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Conversão automática de contato por fluxo de trabalho
O que você está buscando?
O que a integração faz?
Criando apenas o Contato, sem a criação da oportunidade, o BuzzLead não irá conseguir monitorar a conversão dessa indicação para disponibilizar automaticamente a recompensa para o embaixador. Por isso será necessário criarmos fluxos de trabalho para os contatos indicados, de modo que ele fique responsável por enviar a notificação da conversão para o BuzzLead.
Se em sua configuração de integração com o Hubspot, você marcou a opção “Criar negócio para o indicado“ siga esse tutorial aqui:
Passo a passo para integrar
2) Selecione a opção de fluxo de trabalho “Baseado em contatos” e depois clique no botão “Próximo”.
3) Agora você irá precisar definir quais critérios serão considerados para considerarmos uma conversão do contato. Você pode utilizar tanto interações de marketing quanto propriedades do Contato:
Defina o gatilho
Adicione o filtro
No meu exemplo vou utilizar o campo “Fase do ciclo de vida“ que for igual a “Cliente“. Porém utilize seus próprios critérios de conversão
4) Agora o próximo passo é configurar o fluxo para disparar um webhook para o BuzzLead quando o critério acima for atendido. Para isso clique no “+” e adicione a ação de “Disparar webhook”;
Em seguida adicione o método “POST”, “incluir todas as propriedades de negócio” e na URL do webhook, adicione a URL abaixo:
https://app.buzzlead.com.br/webhook/service/notifications/crm/hubspot/convert/contact?token=TOKEN_BUZZLEAD
Substitua a variável TOKEN_BUZZLEAD pelo seu token no Buzzlead. Logo abaixo nesse artigo, explicamos como obtê-lo.
Feito isso, agora é só ativar o seu fluxo. Uma sugestão é nomeá-lo como “Converter contato no BuzzLead“
Obtendo o token no Buzzlead
O token do BuzzLead pode ser obtido dentro do APP BuzzLead, para isso, acesse o menu principal “Integrações > Autenticação > Token”
Criando fluxo de trabalho de contato para a conversão automática
Dentro de um programa de indicação, você pode definir uma estratégia de recompensa que considere não só as vendas, mas também leads qualificados, oportunidades ou até mesmo alguma etapa intermediária dentro do seu processo de marketing e vendas. Chamamos essas conversões intermediárias de Momentos de conversão.
Para que você consiga atribuir conversões nesses outros momentos será necessário criar um fluxo de trabalho para cada momento de conversão.
Você irá repetir os passos 1 e 2 desse artigo, alterando apenas a URL conforme as regras a seguir:
Parâmetros da URL de conversão
index
Representa o número do do momento de conversão configurado em sua campanha, e é responsável por informar ao BuzzLead, qual dos momentos de conversão você deseja disparar. Por padrão é 1 e você só vai precisar informar esse valor se desejar disparar outro momento de conversão.
Ex: Se deseja disparar o momento de conversão 2 de sua campanha, informe index=2 na URL
https://app.buzzlead.com.br/webhook/service/notifications/crm/hubspot/convert/contact?index=2&token=TOKEN_BUZZLEAD
Etapa final
Se o seu momento de conversão na campanha, não for a etapa final do seu fluxo, você precisará informar ao BuzzLead através desse parâmetro, para que mesmo após a conversão ele continue acompanhando esse lead para as futuras conversões que possam vir a acontecer. Caso contrário o BuzzLead entende que o lead já foi convertido na etapa final e as próximas conversões não irão acontecer.
Se essa conversão for etapa final, esse já é o comportamento padrão da conversão, então é opcional colocar final=true em sua URL
Agora caso não seja a etapa final, você obrigatoriamente precisa colocar final=false na URL:
https://app.buzzlead.com.br/webhook/service/notifications/crm/hubspot/convert/contact?final=false&token=TOKEN_BUZZLEAD