Tipos de campanha e abordagens de indicação
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Tipos de campanha e abordagens de indicação
Aproveite o poder do marketing de indicação para atrair leads qualificados e aumentar suas vendas a partir da indicação dos seus atuais clientes
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O que é o BuzzLead?
Tipos de campanha de indicação
O processo de criação de um programa de indicação efetivo pode ser desafiador para muitas empresas. No entanto, com a plataforma Buzzlead, essa tarefa pode se tornar mais simples e eficiente. Na plataforma, é possível criar um ou vários programas de indicação segmentados de acordo com o público ou produto/serviço desejado. Esses programas são divididos em campanhas, que são compostas por um conjunto de estratégias, tais como definição de objetivos, público-alvo, canais de divulgação, incentivos e recompensas, além da abordagem e comunicação. Tudo isso é configurado com base no Canvas do Programa de Indicações, visando atingir o objetivo final de geração de leads ou vendas online.
Ao final do processo, você terá uma landing page com um formulário de indicação para que o seu público possa realizar suas indicações e ainda conhecerá as abordagens de campanha disponíveis na plataforma e como elas podem ser utilizadas em sua estratégia.
Geração de leads
Essa modalidade permite a criação de uma estratégia focada em capturar leads que serão trabalhados por sua equipe comercial. Permite que seu público, possa realizar indicações de contatos, de forma direta, fornecendo as informações de contato do lead ou ainda através de um link para ser compartilhado em aplicativos de mensagens e redes sociais, onde os interessados poderão se cadastrar como leads.
Uma das modalidades de indicação disponíveis na plataforma Buzzlead é a estratégia focada na captura de leads, que serão trabalhados posteriormente pela equipe comercial ou de marketing.
Com isso você permite que o público faça indicações de forma direta, fornecendo informações de contato do lead, ou através de um link para ser compartilhado em aplicativos de mensagens e redes sociais, onde os interessados poderão se cadastrar como leads.
Para quem é recomendado?
Esse tipo de campanha é comumente utilizada em negócios que realizam vendas complexas, inside sales ou até mesmo presenciais, abrangendo setores como ensino, tecnologia, seguros, imobiliárias dentre vários outros segmentos que possuem ações de geração de leads e possuem times de vendas.
Quais os prós e contras de cada abordagem?
Indicação Direta
Entre os prós, podemos citar que a indicação direta permite que o público faça indicações fornecendo informações de contato do lead no formulário de indicação.
Nesse momento o lead já é gerado e disponibilizado em seu CRM ou Automação de Marketing, o que pode agilizar o processo de venda.
Para configurar sua campanha com essa abordagem, basta marcar a seguinte opção dentro do Buzzlead, na tela de criação de campanhas:

A estratégia de indicação direta pode apresentar algumas desvantagens a serem consideradas.
Para começar, é preciso que o embaixador tenha e informe os dados do indicado um a um, o que pode tornar o processo mais trabalhoso e demorado.
Outro ponto a ser considerado é que, como a iniciativa da indicação parte da percepção da necessidade do indicado pelo embaixador, o lead tende a ser menos quente. Isso significa que pode haver uma menor taxa de conversão em vendas, uma vez que não há garantias de que a mensagem do embaixador foi entregue ao indicado ou que ele realmente possui a necessidade da solução oferecida.
Além disso, é importante considerar que, como os dados dos leads devem ser digitados um a um, menos leads devem ser impactados, o que pode limitar a escala da campanha de indicação.
Porém, mesmo com essas desvantagens, a estratégia pode trazer resultados positivos se for bem executada e alinhada aos objetivos da empresa.

Compartilhamento de link
Compartilhamento de link é uma abordagem de indicação em que um link pessoal é fornecido para o embaixador compartilhar em aplicativos de mensagens e redes sociais, permitindo que interessados se cadastrem como leads.
Os prós dessa abordagem incluem a geração de leads mais qualificados, uma vez que o próprio lead se cadastra de forma voluntária, além de ser mais adequado à base legal de consentimento da LGPD. Outro ponto positivo é que o compartilhamento do link atinge mais pessoas, já que pode ser compartilhado em grupos de WhatsApp e redes sociais, ampliando o alcance.

Já os contras incluem a necessidade de o lead se cadastrar para ingressar em sua base de leads, o que sua mensagem de indicação seja bastante clara e que a landing page seja atrativa.
Além disso, pode exigir um incentivo e, consequentemente, aumentar o custo de aquisição do lead e o sucesso da abordagem depende do compartilhamento do link pelo embaixador e da interação do indicado com o link.
Para configurar sua campanha com essa abordagem, basta marcar a seguinte opção dentro do Buzzlead, na tela de criação de campanhas:

Utilizando as duas estratégias
Caso deseje, o Buzzlead permite ainda que você utilize as duas estratégias em conjunto, permitindo que o seu embaixador escolha como deseja indicar, seja informando os dados do indicado ou ainda compartilhando o seu link.
Tipos de Campanha: Venda Online
A campanha de venda online no marketing de indicação é uma estratégia em que um embaixador da marca compartilha um link exclusivo com seus contatos em grupos de aplicativos de mensagem ou redes sociais, visando gerar tráfego no site e aumentar a conversão por meio do boca a boca.
Essa estratégia é exclusivamente recomendada para e-commerce ou empresas que realizam vendas online sem interação de um vendedor.
Entre seus benefícios, destacam-se a maior quantidade de pessoas impactadas pela facilidade do compartilhamento do link de indicação, juntamente com uma mensagem persuasiva sobre seu negócio.
Entretanto, essa estratégia também apresenta alguns desafios, como a falta de dados dos indicados antes deles realizarem a conversão, a necessidade do indicado interagir com o link para se converter em seu site e a necessidade de intervenção técnica para instalar os scripts da Buzzlead.
Para saber mais sobre essa abordagem, basta clicar aqui.