Como integrar o BuzzLead com seu e-commerce 

Facilite a indicação de seus clientes através do seu e-commerce 

O que você está buscando?
O que a integração faz?

A Integração do BuzzLead com plataformas de e-commerce ou vendas online possibilita aos embaixadores a criação de links de indicação exclusivos, que podem ser compartilhados com seus contatos através de redes sociais ou aplicativos de mensagens.

 

Esses links direcionam os indicados para o seu site, visando a conversão em vendas ou cadastros. Se a conversão for efetivada a partir do link de indicação, o BuzzLead será capaz de reconhecer e registrar a recompensa para o embaixador que realizou a indicação.

 

Ao final deste artigo, você terá sua solução de venda online integrada com o seu programa de indicação funcionando de forma automatizada. Caso contrário você precisará de realizar ações manualmente para garantir o funcionamento da campanha.

Para quem é direcionado?
Recomendamos a campanha “Venda Online” para negócios que realizam vendas, inscrições ou conversões online, onde os clientes podem realizar cadastro ou compra diretamente em seu site, sem interação com um vendedor. Essa campanha é ideal para e-commerce, eventos, blogs e plataformas com modelo de inscrições ou vendas online.
 
Passo a passo para integrar
1° Configurando sua campanha e definindo recompensas

Durante a configuração de sua campanha, escolha a opção “Venda online” e selecione o tipo de recompensa que se adequa à sua estratégia. As opções mais comuns são:

 

– Valor Fixo: o embaixador recebe um valor fixo por cada compra realizada pelo indicado.

– Percentual da Venda: o embaixador ganha uma porcentagem sobre a compra do indicado.

Defina como a recompensa será resgatada: o embaixador pode solicitar o resgate a qualquer momento ou as recompensas podem ser pagas em intervalos pré-definidos.

Caso deseje recompensar seus embaixadores com um cupom de desconto na próxima compra, é necessário que você crie manualmente em sua plataforma, o cupom com o valor exato a ser resgatado pelo embaixador, e na sequência enviá-lo para ele. O Buzzlead não faz a criação desses cupons automaticamente no seu e-commerce

 

2° Encontrando e incorporando o formulário de indicação na página de conclusão de compra

Após configurar sua campanha na plataforma BuzzLead, você terá acesso aos scripts do formulário de indicação. Esse código pode ser incorporado em uma página própria para o programa de indicação (landing page) ou, onde é o mais recomendado, na página de conclusão de compra. Para localizá-lo, siga as instruções:

2.1 Encontrando os Scripts do formulário de indicação

Para identificar as compras realizadas através dos links de indicação, incorpore o script de conversão na página de confirmação de compra. Acesse “Campanhas” > “…” > “Incorporar” > aba “Formulário de indicação”.

Com isso, o BuzzLead irá gerar para o embaixador um link pessoal, único e exclusivo para compartilhar com os amigos.

 

Para facilitar o uso dos Scripts, você também pode utilizar o Google Tag Manager (GTM), que é uma plataforma que permite que todas as tags necessárias para o funcionamento de alguma função, como por exemplo concluir a integração do script seja finalizada de forma mais rápida e fácil.

2.2 Encontrando e incorporando os scripts de conversão em seu e-commerce 

 

Através do link pessoal que o BuzzLead gerou para cada um dos embaixadores, chegou o momento de o BuzzLead identificar as compras realizadas em seu e-commerce através destes links. Com isso, será necessário incorporar alguns scripts. 

No menu “Campanhas; no canto direito em “…” clique em  “incorporar”, assim como na imagem e depois na aba “conversão”.

 

 Adicione o primeiro script do buzzlead no body de seu e-commerce para contabilizar os clicks e identificar os acessos em seu site que vieram por indicação. Será gerado um cookie com o código da indicação no navegador do indicado.

<script src=”https://static.buzzlead.com.br/tracker.js”></script>

Para converter as indicações, execute o script de conversão após da conclusão da compra do indicado, para que o BuzzLead consiga identificar que uma indicação se converteu em um pedido de venda. Substitua os valores de exemplo da imagem acima, pelos dados reais do pedido. Não se preocupe, a recompensa para o embaixador só será disparada quando houver a confirmação do pagamento através da integração com sua plataforma de e-commerce, manualmente ou via API.

 Enviar os dados pessoais do indicado no momento da execução do script de conversão são opcionais, porém servem para que você consiga visualizar  dentro do BuzzLead quem realizou a compra.

Já o numeroVenda é obrigatório e único, ou seja, o BuzzLead não permite que haja mais de uma conversão para o mesmo numeroVenda. No momento que o script de conversão for executado, na conversões será exibido uma conversão pendente para o embaixador.

Importante!

É importante lembrar que as variáveis (total,numeroVenda,nome,email,documento)apresentadas são apenas um exemplo, e é fundamental garantir que os valores corretos da compra sejam utilizados em cada uma das variáveis.

3° Configurando a integração nativa do BuzzLead com sua plataforma de e-commerce

Após a configuração da campanha e a configuração dos scripts acima, o próximo passo é configurar a integração nativa do Buzzlead com sua plataforma de e-commerce. O objetivo desta configuração é alterar o status da conversão pendente para confirmada de forma automática. Uma vez integrada o BuzzLead realizará consultas de 3 em 3 horas nos pedidos que vieram por indicação e estão salvos na tela de conversões.  

 

3.1  Configurando sua plataforma nativa na tela de Integrações 
 Para isso, acesse o menu “Integrações” > clique em “E-Commerce” > Escolha sua plataforma.

 

As plataformas nativas já possuem dados pré-estabelecidos para serem preenchidos e como funcionam de forma diferentes, cada uma tem sua especificação.

3.2 Validando a configuração realizada na tela de integração

Após a conclusão da configuração, é necessário realizar testes utilizando um número de pedido válido. Informe o número de pedido válido no campo conforme imagem acima, e depois clique em “Testar integração” 

 

Confirmando as conversões através do API do Buzzlead ou Manualmente

Caso sua plataforma de e-commerce não esteja na lista de integrações nativas, fique tranquilo, pois você ainda pode fazer essa confirmação manualmente dentro da tela de conversões ou 
através de nossa API .

Selecionar a opção “Minha plataforma não está na lista” e siga as instruções abaixo:

4.1 Confirmando as conversões por API 

Sempre que ocorrer uma venda por indicação, a conversão ficará com o status pendente, até que você faça essa confirmação através de nossa API de “Status da conversão”.

Segue link da documentação de API: https://app.buzzlead.com.br/docs/api/swagger/#/

Lembre – se de substituir os valores “application/json”, “Sua Chave”, “Seu Token”. Esses dados são gerados automaticamente quando você selecionar o “clique aqui”

4.2 Confirmando as conversões manualmente

Para fazer a confirmação das conversões manualmente no Buzzlead, basta acessar o menu “Conversões”, escolher a indicação que deseja confirmar, e em seguida clicar no botão “Confirmar”.
Nesse momento o Buzzlead irá alterar o status da conversão de “Pendente” para “Confirmado”,  registrar a recompensa para o embaixador e enviar uma notificação por email ou whatsaap.

 

 

Registrando o resgate através do API do Buzzlead ou Manualmente
 
É importante você fazer o registro dos resgates das recompensas para ter uma gestão eficiente dos embaixadores que já tiveram as recompensas utilizadas.

5.1 Registrando resgate por API
Para registrar o resgate através da API será necessário montar a requisição usando a seguinte documentação: 

Utilize a seguinte API: Confirmação de Resgate

5.1 Registrando resgate manualmente 

Para registrar o resgate manualmente dentro de nossa plataforma acesse o menu “Conversões” > e nas conversões com status “Confirmado” clique nos “…” do lado direito > selecione a opção “Resgatar”. 

Desta forma o status da conversão será alterado de “Confirmado” para “Resgatado”, sinalizando que a recompensa foi liberada ao embaixador. 

Nesta tela o registro de resgates é realizado individualmente por conversão. 

Você também pode registrar o resgate através do menu de ” Recompensas” > “Fechamento de recompensa”. Desta forma você poderá selecionar vários embaixadores ao mesmo tempo para realizar este registro. 

Informações adicionais
Caso ainda tenha ficado dúvidas em relação a integração, basta nos chamar pelo chat durante o horário comercial.

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