Capturar indicado com formulário do Hubspot

Utilize sua landing page e formulário do Hubspot para capturar os leads de seu programa de indicação e integrá-los com o Buzzlead através de um fluxo de trabalho
O que você está buscando?
O que a integração faz?
Em seu programa de indicação, ao utilizar a estratégia de geração de leads indireta, seus embaixadores irão gerar um link exclusivo para compartilhar com seus contatos e quem se interessar, realiza o cadastro no formulário, se tornando assim um Lead. 
 
Para que esse fluxo funcione é necessário a utilização de um formulário que irá realizar a captura do lead, e você pode escolher entre utilizar o formulário do próprio BuzzLead ou do Hubspot. Caso opte pela segunda opção, será necessário realizar alguns passos para que o lead cadastrado seja integrado ao BuzzLead, e veremos a seguir como realizar esse procedimento.
 
Essa integração é imprescindível para que o Lead capturado no formulário do Hubspot seja integrado ao BuzzLead e assim seja possível o seu monitoramento até o momento da conversão. Caso contrário, não será possível registrar as conversões para esses leads.
Passo a passo para integrar
Passo 1: Criar propriedades para armazenar parâmetros de UTM
 

Os links gerados pela BuzzLead, possuem UTMs que são parâmetros utilizados para identificar o embaixador que realizou aquela indicação. O Hubspot não salvar essas informações automaticamente e seré necessário antes de começarmos, criar as propriedades personalizadas que irão receber essas informações.

 

Iremos criar 5 propriedades com o tipo de campo texto. São elas: 

– utm_source

– utm_campaign

– utm_medium

– utm_content

– utm_term

 

1) Acesse o menu “Configurações > Propriedades > Criar Propriedade”, e crie todas as propriedades acima com o tipo “Propriedade de Contato”.

2) Uma vez que as propriedades estejam criadas, vá até o editor dos seus formulários e adicione estas propriedades no seu formulário.

3) Então, clique sobre os campos e no painel à esquerda, ative a opção “Tornar este campo oculto” em todos os campos de UTM.

4) Após a configuração, todos os leads capturados pelo formulário, que contiverem as utms na URL, serão exibidos conforme abaixo:

Passo 2: Definindo seu formulário e landing page

1) Precisamos criar uma Landing Page para receber o formulário de captura dos indicados. Você pode utilizar uma página já existente ou caso ainda não tenha uma, pode criar seguindo os seguintes: Acesse o menu “Marketing” > “Landing Page” > “Começar”


Insira o formulário configurado no Passo 1 e publique sua landing page. É muito importante que os campos de UTM estejam presentes no formulário, caso contrário não será possível enviar o indicado para o BuzzLead.

Agora é necessário adicionar o script da BuzzLead que irá contabilizar os clicks em sua página. Clique no botão “Configurações“ na tela de edição da landig page.

 

Em seguida copie e cole o código abaixo na sessão “Avançado > HTML de rodapé“

				
					<script src="https://static.buzzlead.com.br/trackerv2.js"></script>

				
			

Importante! É necessário que sua campanha no BuzzLead esteja configurado para utilizar UTMs e encurtar o link. Caso contrário o mesmo não terá as informações de UTM e não será possível registrar a indicação

Passo 3: Enviando os contatos capturados por indicação para a Buzzlead através de fluxo de trabalho
1) Acesse o menu “Automação”, e selecione “Fluxo de trabalho” posteriormente clique no botão“Criar fluxo de trabalho” com a opção “Do zero“.

2) Selecione a opção de fluxo de trabalho “Baseado em contatos” e depois clique no botão “Próximo”.

 

3) Agora você irá precisar os critérios para segmentar os contatos cadastrados por indicação, utilizando as UTMs configuradas no Passo 1. Para isso iremos utilizar “Critério de filtro“ e que terão o valor “utm_source” igual a “buzzlead”. Adicionalmente podemos definir que “utm_content” é conhecido

 

Defina o gatilho

Adicione o filtro

4) Agora o próximo passo é configurar o fluxo para disparar um webhook para o BuzzLead quando o critério acima for atendido. Para isso clique no “+” e adicione a ação de “Envie um webhook”;

Em seguida adicione o método “POST”, “incluir todas as propriedades de negócio” e na URL do webhook, adicione a URL abaixo:

https://app.buzzlead.com.br/webhook/service/notifications/crm/hubspot/create/contact?token=TOKEN_BUZZLEAD

Substitua a variável TOKEN_BUZZLEAD pelo seu token no Buzzlead. Logo abaixo nesse artigo, explicamos como obtê-lo.

Feito isso, agora é só ativar o seu fluxo. Uma sugestão é nomeá-lo como “Enviar contato para o BuzzLead“.

Importante!!! Os fluxos de trabalho não executam instantaneamente e podem levar até 1 hora para que as requisições sejam enviadas para o BuzzLead.

Passo 4: Obter o token no Buzzlead
O token do BuzzLead pode ser obtido dentro do APP BuzzLead, para isso, acesse o menu principal “Integrações > Autenticação > Token”
Informações adicionais
Caso ainda tenha ficado dúvidas em relação a integração, basta nos chamar pelo chat durante o horário comercial.

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