Invalidar ou Descartar uma Indicação
No contexto de um programa de indicações, é comum nos depararmos com situações em que precisamos excluir uma indicação. Isso pode ocorrer quando a indicação é um teste, foi feita equivocadamente ou não se enquadra nos critérios desejados. Para lidar com essas situações, temos as opções de invalidar ou descartar uma indicação.
O que você está buscando?
O que a invalidação faz?
O que o descarte de uma indicação faz?
Já o descarte, representa apenas uma sinalização de que aquela indicação não poderá ser aproveitada pelo programa de indicações por não ter os pré requisitos mínimos para um lead. Seja por ser de uma localização em que a empresa não atende, ou por ausência de alguma característica imprescindível ou fora da persona. Uma indicação descartada ainda sim é contabilizada no funil e nos relatórios, e caso venha a ser convertida posteriormente, ela gera uma conversão normalmente. Caso você tenha uma indicação, que originou um lead ou oportunidade que foi perdido, não descarte a indicação. Essa funcionalidade serve para sinalizar que um lead nem poderá ter o processo comercial iniciado.
Principais diferenças
- Descarte: Uma indicação pode ser descartada quando se refere a uma situação em que a indicação recebida não é considerada útil ou relevante. Isso pode acontecer desde quando a pessoa indicada já é cliente da empresa, ou seu perfil não se encaixa no perfil ideal da empresa ou, ainda, quando a indicação não demonstra interesse no produto oferecido.
- Invalidação: Por outro lado, uma indicação pode ser invalidada por não se adequar ou ser considerada inaceitável de acordo com as regras ou critérios estabelecidos pela empresa durante a configuração do programa. Isso pode ocorrer, se a indicação for feita de maneira inadequada, se a pessoa indicada não der consentimento para ser contatada, ou se a indicação for duplicada. Quando uma indicação é invalidada significa que ela é rejeitada e não pode ser utilizada no programa.
Invalidando uma indicação
- Acesse a opção “Indicações” no menu lateral da Buzzlead.
- Em seguida, clique nos ”…” ao lado das conversões do indicado que você gostaria de invalidar e as seguintes opções estarão disponíveis:
Na opção “alterar status”, você terá a possibilidade de invalidar a indicação feita. Nesse ponto, ainda é viável enviar uma notificação personalizada por e-mail ao embaixador, informando que a indicação foi invalidada.
Importante: O conteúdo do e-mail pode ser editado neste momento.
Em casos de indicação invalidada sem conversão, a indicação é removida imediatamente do funil de prescrição.
Por outro lado, se uma indicação invalidada já resultou em uma conversão, mesmo que seja removida do funil, as informações relacionadas à geração e conversão serão devidamente registradas no sistema.
Uma indicação de que foi invalidada pode se converter novamente. No entanto, essa indicação não será reintegrada ao funil de indicações da campanha. Apenas as operações realizadas em relação a essa indicação específica serão registradas.
Descartando uma indicação
Existem várias situações que podem resultar no descarte de uma indicação. Isso pode ocorrer se o embaixador não estiver dentro do público-alvo, se a indicação não se adequar ao perfil do programa ou se a indicação não se transformar em uma oportunidade. As auto-indicações feitas pelo embaixador também podem ser descartadas. Além disso, é possível notificar o embaixador sobre o descarte de sua indicação através de um e-mail personalizado.