Integração da BuzzLead com a Tray Usando o Google Tag Manager

O que você está buscando?

O que a integração faz?

Para adicionar o script de conversão na página de destino, é necessário ter acesso ao código fonte da página, porém as vezes isso não é possível, então um alternativa é utilizar o GTM que faz o processo de adicionar o script em páginas HTML.

Google Tag Manager é uma ferramenta gratuita do Google, pela qual é possível inserir apenas um código em um site, para depois instalar diversos serviços sem precisar mexer nesse código. Ao centralizar a gestão de códigos no GTM, o marketing ganha autonomia, melhora a produtividade e reduz custos com TI.

Abaixo iremos te guiar para que você consiga inserir o script de conversão da BuzzLead, em sua loja da Tray

Criando as variáveis

Inicialmente, é necessário definir variáveis no Google Tag Manager que capturarão informações cruciais para o funcionamento do script da BuzzLead como: valor total do pedido, id do pedido e também o email do usuário.

Importante!

não é possível enviar o número de CPF

Variável para o Valor Total do Pedido:

Dê nome para a variável, no exemplo usaremos “checkoutTotal”; selecione a “Versão 2” para a camada de dados e depois clique em “Salvar”.

Variável para o Email:

Dê nome para a variável, no exemplo usaremos “email”; selecione a “Versão 2” para a camada de dados e depois clique em “Salvar

Variável para o ID do Pedido:

No nome da variável é necessário inserir “ecommerce.purchase.actionField.id”; selecione a “Versão 2” para a camada de dados e depois clique em “Salvar”.

Após criar as variáveis, é imprescindível estabelecer dois elementos denominados “nonce”. Esses elementos são cruciais para gerar um token dinâmico que concede permissão para a execução segura do script na página.

Considerando que utilizamos duas linhas de script distintas – uma para inserir o tracker na página e outra para ativá-lo após a conversão –, é necessário criar dois elementos nonce correspondentes a cada uma dessas funções.

Criando os elementos "nonce"
Nonce para Inclusão do Tracker:

Nome da variável: nonce 

Tipo de variável: “Elemento DOM”

Método de seleção: “Código” 

Código do elemento: “gtmScript” 

Nome do atributo: “data-hash”

 Salve a variável.

Nonce para Execução do Tracker:

A segunda variável terá as mesmas configurações, o nome da mesma deve ser “nonce2”

Criando as Tags
Criação de Tags no GTM:
Agora, crie duas tags personalizadas para adicionar e executar o tracker da BuzzLead:
 
Tag para Adicionar o Tracker da BuzzLead:
 
Nome da tag: Tracker Buzzlead
 Tipo de tag: “HTML Personalizado”
				
					<script nonce="{{nonce}}"  src="https://static.buzzlead.com.br/trackerv2.js"></script>

				
			

Marque a opção “Suporte para document.write

Tag para Executar o Tracker da BuzzLead:
Nome da tag: Executar o tracker buzzlead 
Repita as configurações da tag anterior e adicione o seguinte código HTML:
				
					<script nonce="{{nonce2}}">
   setTimeout(function() {
        function getRevenueFromDataLayer() {
            if (typeof window.dataLayer === 'undefined') {
                console.error('A variável window.dataLayer não existe.');
                return null;
            }

            var dataLayer = window.dataLayer;
            if (!Array.isArray(dataLayer)) {
                console.error('A variável window.dataLayer não é uma array válida.');
                return null;
            }

            for (var i = 0; i < dataLayer.length; i++) {
                var eventData = dataLayer[i];
                if (eventData.ecommerce && eventData.ecommerce.purchase && eventData.ecommerce.purchase.actionField && eventData.ecommerce.purchase.actionField.revenue) {
                    return eventData.ecommerce.purchase.actionField.revenue;
                }
            }

            console.log('A propriedade revenue não foi encontrada no dataLayer.');
            return null;
        }

        var checkoutTotal = {{checkoutTotal}} || getRevenueFromDataLayer();
        var IdPedido = {{OrderID}} || $(".order-id").text();
        var userId = {{userId}};
        var email = {{email}};
        
        if(checkoutTotal && IdPedido) {
            window.Tracker({
                campaignId : 'CÓDIGO DA CAMPANHA',
                total  : checkoutTotal,
                numeroVenda : IdPedido,
                cliente: {
                    nome: userId,
                    email: email
                },
            });
        }
    }, 3000);
</script>

				
			
Criando os acionadores de disparo
Tag de Adição do Tracker:

Para a tag “Tracker Buzzlead”, utiliza-se o acionador “all pages”, que é o padrão do Google Tag Manager (GTM) para inserir o script em todas as páginas

Tag de Execução do Tracker:

Nome do acionador: Tracker Buzzlead

Tipo de acionador: “Alteração do Histórico”

Configuração: Defina para disparar quando o caminho da página contiver “checkout”. Salve o acionador.

 

 

Com as variáveis, elementos nonce, tags e acionadores configurados, a integração entre o Google Tag Manager, a BuzzLead e a plataforma Tray está pronta. Certifique-se de testar a configuração para garantir que tudo está funcionando conforme o esperado antes de publicar as alterações no ambiente de produção.

Informações adicionais
Caso ainda tenha ficado dúvidas em relação a integração, basta nos chamar pelo chat durante o horário comercial.

Essas informações foram úteis?