Criando um programa de indicação para vendas online com a BuzzLead

Como integrar o BuzzLead com seu e-commerce de forma a automatizar seu programa de indicações

 
O que você está buscando?
O que a integração faz?

A Integração do BuzzLead com plataformas de e-commerce ou vendas online possibilita aos embaixadores a criação de links de indicação exclusivos, que podem ser compartilhados com seus contatos através de redes sociais ou aplicativos de mensagens.

 

Esses links direcionam os indicados para o seu site, visando a conversão em vendas ou cadastros. Se a conversão for efetivada a partir do link de indicação, o BuzzLead será capaz de reconhecer e registrar a recompensa para o embaixador que realizou a indicação.

 

Ao final deste artigo, você terá sua solução de venda online integrada com o seu programa de indicação funcionando de forma automatizada. Caso contrário você precisará de realizar ações manualmente para garantir o funcionamento da campanha.

Para quem é direcionado?
Recomendamos a campanha “Venda Online” para negócios que realizam vendas, inscrições ou conversões online, onde os clientes podem realizar cadastro ou compra diretamente em seu site, sem interação com um vendedor. Essa campanha é ideal para e-commerces, eventos, blogs e plataformas com modelo de inscrições ou vendas online.
 
Passo a passo para integrar
1° Configurando sua campanha e definindo recompensas

Durante a configuração de sua campanha, escolha a opção “Embaixador envia um link de compra” e selecione o tipo de recompensa que se adequa à sua estratégia. Os tipos mais comuns para vendas online são:
Valor fixo: o embaixador recebe um desconto em dinheiro por cada compra realizada pelo indicado e;
Percentual da venda: o embaixador ganha uma porcentagem sobre a compra do indicado.

Após escolher o tipo de recompensa, defina como ela será resgatada. O embaixador pode solicitar o resgate a qualquer momento ou as recompensas podem ser pagas em intervalos de tempo pré-definidos.

Caso deseje recompensar seus embaixadores com um cupom de desconto na próxima compra, é necessário que você crie manualmente em sua plataforma, o cupom com o valor exato a ser resgatado pelo embaixador, e na sequência enviá-lo para ele. O Buzzlead não faz a criação desses cupons automaticamente.

 

2° Encontrando e incorporando o formulário de indicação na página de conclusão de compra

Após configurar sua campanha na plataforma BuzzLead, você terá acesso ao código de incorporação do formulário de indicação. Esse código pode ser incorporado em uma página própria para o programa de indicação (landing page) ou, onde é o mais recomendado, na página de agradecimento após o cliente realizar uma compra. Para localizá-lo, siga as instruções:

2.1 Encontrando os Scripts do formulário de indicação

Para que seja possível anexar os formulários em sua página, você vai precisar clicar em “Campanhas”; no canto direito em “…” e por fim em “incorporar”, assim como na imagem. 

 

Caso deseje fazer a incorporação do formulário em uma aba específica para o programa em seu site ou dentro do APP, é só seguir os passos abaixo:

Com isso, o embaixador terá seu link e seu código para compartilhar e, ainda, consiga adicionar o formulário do seu programa de indicação.

Para facilitar o uso dos Scripts, você também pode utilizar o Google Tag Manager (GTM), que é uma plataforma que permite que todas as tags necessárias para o funcionamento de alguma função, como por exemplo concluir a integração do script seja finalizada de forma mais rápida e fácil.

 

Após o cadastro do formulário, é necessário identificar os cliques e notificar as conversões pendentes para que as recompensas sejam liberadas somente após a conclusão da compra.

 

2.2 Encontrando e incorporando o TRACKER/  Identificando os clicks nas indicações

Depois de cadastrado o formulário do programa, o embaixador já terá seu código de indicação, agora é necessário entender quando uma conversão vem de uma indicação e quando ela realmente foi convertida para o resgate de recompensas

 

Importante!

É importante lembrar que as variáveis apresentadas são apenas um exemplo, e é fundamental garantir que os valores corretos da campanha sejam utilizados em cada uma delas.

2.3 Validando o código de indicação para aplicar benefício e trackear a conversão

É importante ressaltar que, mesmo que o embaixador compartilhe seu link de indicação, não é possível vincular automaticamente o indicado ao embaixador apenas pelo link. Isso porque, ao fazer o download na loja de aplicativos, o rastreio via link(código de identificação) é perdido.

 

 É necessário incluir um código de rastreamento exclusivo do embaixador para que o indicado seja associado corretamente. Esse código deve ser armazenado na página de indicação do programa para que, quando o indicado realizar uma conversão (como uma compra, cadastro ou assinatura), a informação possa ser enviada de volta para a BuzzLead e a conversão seja identificada.

 

 

2.4 Encontrando e incorporando o TRACKER/  Identificando os clicks nas indicações

Com o código da indicação salvo e atrelado ao indicado, no momento em que ele realizar o cadastro ou a conversão dentro do link, será necessário notificar o Buzzlead através da API de conversão.

 

3° Configurando a integração com sua plataforma de e-commerce

Após a configuração da campanha, o próximo passo é configurar a integração do Buzzlead com sua plataforma de ecommerce

3.1 Como funciona a integração com seu e-commerce?

A integração opera da seguinte maneira: quando o indicado concluir uma nova compra em seu site – independentemente de ter encurtado ou não o link enviado pelo embaixador – o sistema redireciona o usuário para a página do programa de indicação, registrando os cliques referentes ao código do embaixador.
Posteriormente, a cada três horas, as compras pendentes são verificadas para atualização do status do pedido e, caso seja positivo, as recompensas são disparadas.

3.2  Definindo sua plataforma nativa

Para iniciar a configuração será necessário fazer alguns ajustes em seu site junto a nossa plataforma. É fundamental selecionar qual das plataformas nativas de integração é utilizada junto ao seu e-commerce. Para isso:

Acesse a aba “Integrações” > clique em “E-Commerce” > Escolha sua plataforma.

 

As plataformas nativas já possuem dados pré-estabelecidos para serem preenchidos e como funcionam de forma diferentes, cada uma tem sua especificação.

3.3 Validando a integração

Após a conclusão das integrações, é necessário realizar testes utilizando um número de pedido válido. Se tudo estiver correto, é possível verificar se o clique foi registrado no sistema e acompanhar as atualizações dos status dos pedidos em intervalos de tempo de 3 em 3 horas. Quando a conversão for concluída, o sistema notificará para que as recompensas sejam disparadas para o embaixador.

 

4° Confirmando as conversões manualmente ou através do API do Buzzlead 

Caso sua plataforma de e-commerce não esteja na lista fique tranquilo, pois você ainda pode fazer essa confirmação através de nossa API ou manualmente dentro do Buzzlead, basta selecionar a opção “Minha plataforma não está na lista”.
Dessa forma nós também conseguiremos informar quando uma compra foi concluída e enviar a recompensa para seus embaixadores.
 

4.1 Confirmando as conversões manualmente

Para fazer a confirmação das conversões manualmente no Buzzlead, basta acessar o menu “Conversões”, escolher a indicação que deseja confirmar, e em seguida clicar no botão “Confirmar”.
Nesse momento o Buzzlead irá alterar o status da conversão para “Confirmado”, irá contabilizar a recompensa, e enviar a notificação para o embaixador.

 

 

4.2 Confirmando as conversões por API 

Sempre que ocorrer uma venda por indicação, a conversão ficará com o status pendente, até que você faça essa confirmação através de nossa API.

Lembre – se de substituir os valores “application/json”, “Sua Chave”, “Seu Token”. Esses dados são gerados automaticamente quando você selecionar o “clique aqui”

5° Opcional: Registrar utilização da recompensa no próprio App
Caso sua estratégia de recompensa, seja gerar um cupom para o embaixador utilizar dentro do App, quando a conversão ocorrer no passo anterior, o Buzzlead irá gerar um código de recompensa único, que pode ser validado também pela API do passo 3.

Para isso, basta que sua campanha esteja configurada por pontos, conforme abaixo:

Utilize a seguinte API: Conversão

5.1 Quando isso ocorrer, você pode utilizar a API abaixo para sinalizar ao Buzzlead que a recompensa foi resgatada para que seja dada a baixa no pagamento.

Utilize a seguinte API: Confirmação de Resgate

Informações adicionais
Caso ainda tenha ficado dúvidas em relação a integração, basta nos chamar pelo chat durante o horário comercial.

Essas informações foram úteis?