Cupons e vouchers de recompensa

O BuzzLead possui um novo recurso para envio de cupons e vouchers de lojas e aplicativos como recompensas para os embaixadores.

Esta funcionalidade possibilita que os clientes contratem cupons de empresas como iFood, Submarino, Netshoes e outras, para disponibilizar estes cupons como recompensas dentro de suas campanhas.

O que você está buscando?
Compra dos cupons e vouchers
A BuzzLead não realiza a venda dos cupons, portanto a aquisição destes deve ser realizada através de uma plataforma especializada como a Smash Points. Não há limitação no uso de cupons adquiridos em outras plataformas, mas recomendamos que os cupons sejam comprados na mesma plataforma e pertençam à mesma loja ou aplicativo.
 
As informações dos cupons repassadas pela loja de compra devem ser adaptados ao padrão da planilha de importação da BuzzLead, descrito nos próximos passos.  
Ativando a funcionalidade
O cliente que desejar utilizar o recurso deve entrar em contato com o seu consultor, via e-mail, e solicitar a ativação. A funcionalidade está disponível para clientes com os planos PRO e COM, a função não está habilitada para clientes que utilizam o plano Express.
 
Assim que o recurso for habilitado pelo consultor, as opções de configuração já estarão disponíveis dentro da tela de configuração de campanha, na etapa de recompensas.
 
Para ativá-la, devem ser selecionadas as opções de “Valor Fixo” ou “Pontos”.
 
O recurso não  está disponível para a opção “percentual da venda” pois a BuzzLead não comercializa os cupons, sendo assim, os cupons já são adquiridos com um valor pré-estabelecido, não tendo vinculação com o valor da venda que foi realizada através da indicação.
1. Valor Fixo
Selecionando a opção de Valor Fixo, o valor da recompensa deve ser configurado com o mesmo valor do cupom que será disponibilizado. Por exemplo: Se o valor do cupom adquirido é de R$50,00 o campo “valor da recompensa” também deverá ser preenchido com R$50,00. O envio dos cupons é habilitado na opção “Como será o resgate de recompensas?”, selecionando o item “Enviarei um cupom promocional automaticamente”. 
2. Pontos
Com a recompensa em Pontos selecionada, o envio dos cupons é habilitado na opção “Qual estratégia de recompensa deseja utilizar?” com o item “Pontos com recompensas acumulativas automáticas” selecionada e o botão “Utilizar cupons promocionais nas recompensas” ativado.
Personalização do conteúdo do e-mail de conversão

Com a opção acima ativada, serão adicionadas novas variáveis à configuração do conteúdo do e-mail de conversão confirmada.

 

  • *|VOUCHER|* Corresponde ao código do cupom
  • *|VALIDADE:VOUCHER|*  Corresponde à validade do cupom
  • *|LOJA:VOUCHER|*  Corresponde ao nome da loja do cupom

Observação: Recomendamos que as instruções de resgate do cupom sejam enviadas no e-mail de conversão confirmada para que o embaixador não tenha dúvidas no processo de resgate do seu cupom. 

Momentos de conversão

Os cupons podem ser enviados em diferentes momentos de conversão, neste caso a configuração suporta valores diferentes de cupons em cada momento configurado.

 

Por exemplo: No momento 1 pode ser enviado um cupom no valor de R$10 e no momento 2 pode ser enviado um cupom de R$20.

 

Para ativar esta estratégia, você deve configurar estes momentos de conversão e, uma vez que as opções de cupom estejam ativas, o envio dos cupons já será configurado.

 

A diferenciação dos cupons para os diferentes momentos de conversão é realizada na etapa de importação dos cupons. Disponibilizamos uma coluna na planilha modelo para que o cupom seja atribuído ao momento de conversão correspondente.

Importando os cupons para a campanha
A importação dos cupons para a sua conta é feita pelo painel de resultados (dashboard inicial) das suas campanhas no item “Controle de vouchers de recompensa”. Este item será incluído no seu painel assim que o recurso for ativado na sua conta.

Para iniciar a importação dos cupons, basta clicar no botão “Importar Vouchers” e selecionar a opção “Baixar template” para acessar a nossa planilha de modelo de importação.

Esta planilha disponibiliza todas as informações que serão utilizadas pela BuzzLead no envio dos cupons para os embaixadores. Abaixo segue a identificação de cada uma das colunas.

 

  1. Campanha – O número de identificação da campanha de indicação que foi configurado o envio dos cupons. Você encontra essa informação no menu “Campanha”.
  2. Validade – Data de validade ou expiração do cupom.
  3. Loja – Nome da loja ou aplicativo onde o cupom pode ser resgatado.
  4. Código – Código de ativação do cupom.
  5. Momento – Momento de conversão que este cupom será enviado para o embaixador.
  6. Descrição – Texto de descrição do cupom.

Com o preenchimento concluído, basta enviá-la no painel da BuzzLead na mesma tela de download da planilha modelo. Selecionando a opção “Escolher ficheiro” e em seguida “Enviar” para fazer o upload do arquivo.

 

Neste momento será feita uma validação das informações da planilha, verificando se as informações estão corretas e se os códigos já foram adicionados anteriormente. Com todas as informações corretas, a BuzzLead apresenta uma mensagem de confirmação e já atualiza o seu painel com os códigos adicionados.

 

Caso após o upload da planilha seja notificado algum erro, é necessário que os dados sejam revisados para que correspondam à validação que é realizada. As causas mais frequentes de erro são:

 

  • Código do cupom duplicado ou já cadastrado;
  • Colunas não correspondem ao modelo da planilha;
  • Data com o formato erro;
Controle do saldo de cupons
No painel de resultados, o item “Controle de vouchers de recompensa” apresenta os dados atualizados da quantidade de cupons disponíveis e a quantidade de cupons enviados para os embaixadores.

Quando o saldo de cupons for esgotado, as conversões de embaixadores que  forem realizadas serão marcadas como pendentes e assim que novos cupons forem adicionados, estas conversões passam para o status de confirmadas e o envio dos cupons é realizado.

Essas informações foram úteis?