Ativando as notificações pelo Whatsapp em seu programa de indicações

 
O que você está buscando?
“Muito obrigado por sua indicação” ou “Sua indicação acabou de se tornar nosso cliente”. Essas com certeza são duas notificações que não podem ficar de fora do seu programa de indicação.
Elas têm o objetivo de dar transparência para o embaixador que fez as indicações e ainda mantê-lo engajado com o intuito de fazer com que ele continue participando e fazendo com que você conquiste novas indicações.
Tradicionalmente, essas notificações são enviadas por e-mail, canal que se tornou extremamente disputado, já que inúmeras outras soluções também enviam comunicações por esse meio, seja através de ações de email marketing ou informativos. Com isso ano a ano os e-mails vêm sofrendo com a diminuição em suas taxas de abertura.
Comunicando por Whatsapp em seu programa de indicação
Com o objetivo de aumentar a taxa de entrega das mensagens de notificação do seu programa de indicação, e assim conseguir manter seu público engajado, a Buzzlead implementou o recurso de notificações por Whatsapp em seu programa de indicações.
 
As mensagens são enviadas através da API Oficial, em conformidade com as diretrizes da Meta, garantindo que não haverá bloqueio de número e nem problemas com a entrega.
Quais mensagens podem ser enviadas?
São possíveis enviar as seguintes mensagens:
 
Cadastro do embaixador
Enviada após o primeiro cadastro do embaixador no formulário de indicação, com o objetivo de agradecer a participação, engaja-lo a indicar e informar sobre e como acompanhar suas recompensas
Exemplo:

Aviso de recompensa

 

Enviada quando é gerada uma conversão de alguma indicação feita pelo embaixador, com o objetivo de agradecer a indicação, dar informações sobre a recompensa e engaja-lo a realizar novas indicações

Exemplo:

Como habilitar o recurso em seu programa de indicações
Por se tratar de um recurso no qual incidem cobranças por parte do fornecedor, para ter acesso ao serviço é necessário que você faça a contratação prévia de um dos nossos planos, que irão disponibilizar em sua conta, uma quantidade mensal de disparos de mensagens pelo WhatsApp.
Para conferir os planos e valores basta acessar a opção “Mensagens por Whatsapp” na barra de menu do Buzzlead
 

Após escolher um dos planos, clique em Contratar, confirme a assinatura para que o recurso seja habilitado em sua conta. 

Tudo pronto, o valor referente ao plano escolhido será enviado juntamente com a fatura mensal da Buzzlead e você já pode começar a utilizar o serviço.

Cadastrando as mensagens através de templates
Com o intuito de proteger esse canal de comunicação, a Meta, empresa controladora do WhatsApp, realiza um controle rígido do conteúdo enviado para evitar disparo abusivo de mensagens para fins de marketing e cobrança, com isso todas as mensagens precisam ser pré aprovadas através do cadastro de templates.
Templates são mensagens pré-aprovadas que as empresas podem usar para enviar notificações ativas para seus clientes. Eles facilitam a comunicação padronizada e garantem que as mensagens cumpram as diretrizes do WhatsApp. As diretrizes podem mudar, por isso é importante analisa-la antes de criar o seu por aqui: Message Template Guidelines – WhatsApp Business Platform – Documentation – Meta for Developers 
A BuzzLead já disponibiliza para você um modelo de template aprovado para cada comunicação, que segue as diretrizes do WhatsApp. Porém, caso queira, você pode editar essa mensagem, que será submetida à aprovação pela Meta. Caso aceito ou reprovado você será notificado pela nossa equipe e poderá verificar na própria tela.

Para editar um template, clique na opção “Editar mensagem”, e será aberta uma janela para edição. No canto direito, você verá as variáveis disponíveis, que serão substituídas no momento do envio pelos dados do embaixador. Assim que concluído, basta enviar para análise. Esse processo pode levar até 48h e você será notificado assim que concluído:

Configurando as mensagens
Para que a mensagem seja enviada pelo Whatsapp do embaixador, é necessário que sua campanha solicite essa informação no cadastro do embaixador. Caso não tenha o celular habilitado, você verá a seguinte mensagem:

Basta acessar sua configuração de campanha, e no passo “Formulário”, incluir o telefone celular como campo obrigatório.

Como o template aprovado, agora é só habilitar o envio da mensagem, marcando o botão no canto superior da opção:
Informações adicionais
Caso ainda tenha ficado dúvidas em relação a integração, basta nos chamar pelo chat durante o horário comercial.

Essas informações foram úteis?